Com o objetivo de combater o furto de energia, também conhecido como “gato”, a Enel São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, realizou no mês de fevereiro de 2023, duas ações na fiscalização e retirada de ligações clandestinas. A operação contabilizou 98 locais inspecionados, com mais de 90 irregularidades identificadas, sendo 65 fraudes, sem nenhuma prisão.
De acordo com a distribuidora, entre os locais onde foram encontradas as fraudes estão mansões e comércios de bairro como pizzaria, bares e restaurantes, lava rápido e até posto de combustível nas zonas norte, sul, leste e oeste da região Metropolitana de São Paulo. Além de bairros da capital paulista, a ação identificou irregularidades nos municípios de Santo André (10 fraudes), Barueri (6 fraudes), Itapecerica da Serra (4 fraudes), Diadema (4 fraudes) e São Caetano do Sul (3 fraudes).
A companhia destacou que rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, choque elétrico, interrupções no fornecimento de energia e sobrecarga na rede, são alguns dos riscos de segurança e prejuízos das ligações clandestinas. Além disso, quem interfere na rede para fazer uma ligação clandestina corre sério perigo de vida.